political writings

Français    English    Italiano    Español    Deutsch    عربي    русский    Português
Outros autores
 
Para a paz e contra a ingerência
Siria : Em defesa da paz
4 de Setembro de 2013 | Os tambores da guerra rufam mais uma vez no Médio Oriente, desta vez com a possibilidade de um ataque iminente à Síria, após a alegada utilização de armas químicas pelo seu governo. É precisamente em tempos de crise como este que a defesa da paz pode ser feita da maneira mais clara e mais óbvia.


Um artigo de Dominique Guillet
Avaaz: uma cortina de fumo que esconde as bombas de urânio empobrecido
7 de Dezembro de 2012 | Pouco tempo depois da operação psicológica especial designada 11/Set, o general Wesley Clark, antigo comandante supremo da OTAN (Organização Terrorista do Atlântico Norte) encontra-se, no Pentágono, com um oficial do estado-maior que o convida a consultar um documento confidencial saído do Ministério da Defesa dos EUA e que estipula que, nos cinco anos seguintes, os EUA irão invadir ("libertar" na linguagem orwelliana) sete países: o Iraque, a Síria, o Líbano, a Líbia, a Somália, o Sudão e o Irão.


Um artigo de Mahdi Darius Nazemroaya
Rússia enfrenta escudo de misseis americanos a partir do mar
14 de Novembro de 2012 | O Pentágono prepara-se para cercar a Eurásia e rodear a Tripla Entente Eurasiana composta pela China, Rússia, e Irão. Para cada acção há, contudo, uma contra-medida.


Um artigo de Ghaleb Kandil
As desgraças de Erdogan
10 de Outubro de 2012 | Abundam na imprensa turca, nestas últimas semanas, os artigos, informes e investigações que refletem o exorbitante custo político e económico, e inclusive em matéria de segurança, que a Turquia está pagando por causa da ingerência do governo de Recep Tayyp Erdogan na Síria.


Um artigo de José Goulão
Líbia: A compra do silêncio
9 de Outubro de 2012 | .


Um artigo de Pierre Khalaf
Bento XVI no Líbano: rechaço do fundamentalismo e apelo à paragem da introdução de armas na Síria
3 de Outubro de 2012 | Ainda que não o tenha dito explicitamente, nos seus numerosos discursos no Líbano o Papa Bento XVI criticou as políticas ocidentais, ou pelo menos, os resultados dessas políticas, ao denunciar o fundamentalismo e ao apelar à paragem de envio de armas para a Síria, contrariamente aos desejos das petro-monarquias do Golfo e da Turquia, que estão armando os grupos rebeldes.


Tony Cartalucci entrevistado por Kourosh Ziabari
A narrativa ocidental sobre a Síria está em desintegração
29 de Setembro de 2012 | .


Um artigo de Ghaleb Kandil
Porque a Síria não cairá
27 de Agosto de 2012 | Os desenvolvimentos recentes na Síria revelaram uma série de sinais importantes, os quais terão repercussões decisivas no curso da guerra global conduzida pelos Estados Unidos para destruir este país. Ao contrário das informações e impressões dos estrategas americanos e seus aliados europeus, assim como dos seus cúmplices árabes – tal como transmitido por centenas de media empenhados na batalha – os esquadrões da morte, mercenários e grupos Takfiri introduzidos na Síria a partir de todas as partes do mundo sofreram uma derrota esmagadora ao nível das batalhas.


Um artigo de Olga Chetverikova
Autores e directores ocultos do drama sírio
21 de Agosto de 2012 | Recentemente ficou claro que o antigo plano do Ocidente para a Síria – uma conversão de Alepo na Bengazi do país, uma cabeça-de-ponte para uma vasta ofensiva contra as forças do governo – foi derrotado irreversivelmente.


Um artigo de Stella Calloni
Desinformação criminosa contra a Síria: Como matar mediaticamente
11 de Junho de 2012 | A maioria dos meios de comunicação em massa acusa o governo sírio pelos mais de 90 assassinatos que os grupos opositores -com sede em Londres ou Paris- assinalaram a alguns observadores enviados pelas Nações Unidas, mas nenhum destes consultou as autoridades desse país, nem se fez eco das graves denúncias que se registraram sobre os crimes e massacres realizados pelos mercenários que as forças especiais das grandes potências infiltram pelas fronteiras com esse país.


Siria - Investigação pormenorizada por Marat Musin
O massacre Houla: Terroristas da oposição mataram famílias leais ao governo
6 de Junho de 2012 | Esta notícia incisiva do jornalista russo independente Marat Musin desmonta as mentiras e falsidades dos meios de comunicação ocidentais. A notícia baseia-se numa cronologia de acontecimentos e em relatos oculares.


Um artigo de James Petras
A sangrenta estrada para Damasco: A guerra da tripla aliança contra um Estado soberano
12 de Março de 2012 | Há uma clara e esmagadora evidência de que o levantamento para o derrube do presidente Assad, da Síria, é uma violenta tomada de poder conduzida por combatentes apoiados no estrangeiro que mataram e feriram milhares de soldados, polícias e civis partidários do governo sírio, bem como a sua oposição pacífica.


Um artigo de Pepe Escobar
Síria, a nova Líbia
14 de Fevereiro de 2012 | Uma Kalashnikov era vendida no Iraque até recentemente por US$100. Agora, custa no mínimo $1.000, mais provavelmente $1.500 (longe vão os dias em que os sunitas que se uniam à resistência, em 2003, podiam comprar uma Kalashnikov falsa, fabricada na Romênia, por $20). Destino preferencial das Kalashnikov de $1.500 em 2012: a Síria. Rede: a al-Qaeda na Terra dos Dois Rios, também conhecida como AQI. Compradores: jihadis infiltrados que operam ombro a ombro com o chamado Exército Sírio Livre (Free Syrian Army, FSA).


Um artigo de Mahdi Darius Nazemroaya
A Carta Secreta de Obama para Teerão: A Guerra contra o Irão está Suspensa?
24 de Janeiro de 2012 | O New York Times anunciou que a administração Obama tinha enviado uma carta importante aos dirigentes do Irão a 12 de Janeiro de 2012. [*]


Um artigo de Miguel Urbano Rodrigues
Os EUA, «Ditadura Democrática» a caminho de um estado totalitário e militar
13 de Janeiro de 2012 | A escalada de leis reaccionárias nos EUA assinala o fim do regime democrático na grande Republica. A Lei da Autorização da Segurança Nacional promulgada por Obama revoga na prática a Constituição bicentenária daquele país. A partir de agora qualquer cidadão sobre o qual pese a simples suspeita de ligações com «o terrorismo» pode ser preso por tempo ilimitado. E eventualmente submetido à tortura no âmbito de outra lei aprovada pelo Congresso.


Um artigo de Mahdi Darius Nazemroaya
Irã e o cerco estratégico da Síria e o Líbano
4 de Janeiro de 2012 | O cerco da Síria e do Líbano está planejado faz tempo. Washington e a OTAN começaram em 2001 o processo para isolar mediante um anel de segurança o Líbano e a Síria. A presença permanente da OTAN no Mediterrâneo oriental e a Lei de Responsabilização da Síria fazem parte desta iniciativa. Parece que este roteiro se baseia em um documento israelense de 1996 orientado para controlar a Síria. O nome do documento é "Uma ruptura definitiva: Uma nova estratégia para garantir a segurança do reino de Israel".


Uma carta aberta de Mikis Theodorakis
Se os povos da Europa não se levantarem
15 de Novembro de 2011 | No momento em que a Grécia é colocada sob a tutela da Troika, que o Estado reprime as manifestações para tranquilizar os mercados e que a Europa prossegue nos salvamentos financeiros, o compositor Mikis Theodorakis apela aos gregos a combater e alerta os povos da Europa para que, ao ritmo a que as coisas vão, os bancos voltarão a implantar o fascismo no continente.


Um vídeo de CCTV News
Morte e destruição em Sirte
16 de Outubro de 2011 | .


Um artigo de Jean Bricmont e Diana Johnstone
Quem salva a Líbia dos seus salvadores ocidentais?
20 de Agosto de 2011 | Em Março, uma coligação de potências ocidentais e de autocracia árabes uniram-se para promover o que era apresentado como uma espécie de pequena operação militar para "proteger os civis líbios".


Um artigo de Jean Bricmont
A Líbia, a esquerda europeia e o retorno do imperialismo humanitário
15 de Março de 2011 | Todos eles estão lá: os "Verdes" com José Bové, agora aliado a Daniel Cohn-Bendit, que sempre apoiou as guerras da NATO e, naturalmente, Bernard-Henry Levy e Bernard Kouchner, apelando a uma espécie de "intervenção humanitária" na Líbia, mas também, por vezes, os partidos da esquerda europeia (que reagrupa os partidos comunistas europeus "moderados"); diferentes grupos "radicais" censuram a esquerda da América Latina, cujas posições são bem mais sensatas, por agirem como “idiotas úteis” do “tirano líbio”.


Uma declaração do Comitê Nacional Palestino de BDS (BNC)
"Documentos Palestinos": Graves cedências palestinas deparam-se com a rejeição absoluta de Israel
25 de Fevereiro de 2011 | Perante a mudança revolucionária que atravessa o mundo árabe e desgasta o poder de Israel na região, a BDS tornou-se a estratégia chave do povo palestino para uma luta global pela responsabilização de Israel e pela afirmação dos seus direitos inalienáveis ao abrigo da lei internacional.


Um artigo de Ilan Pappé
Os tambores da guerra voltam a soar em Israel
27 de Dezembro de 2010 | Os tambores da guerra voltam a soar em Israel, porque mais uma vez está em questão a invencibilidade de Israel. Apesar da retórica triunfalista nas matérias comemorativas da mídia, dois anos depois da “Operação Chumbo Derretido”, o que todos sentem é que a campanha foi fracasso ainda maior que a segunda guerra do Líbano em 2006.


Um conto de James Petras
Conto de Natal – Maria e José na Palestina em 2010
19 de Dezembro de 2010 | Os tempos eram duros para José e Maria. A bolha imobiliária explodira. O desemprego aumentava entre trabalhadores da construção civil. Não havia trabalho, nem mesmo para um carpinteiro qualificado.


Repressom e direitos humanos
Mordechai Vanunu é impedido de receber prêmio de direitos humanos
10 de Dezembro de 2010 | Crítico de Israel, o ex-técnico nuclear Mordechai Vanunu ganhou o prêmio da Liga Internacional Alemã de Direitos Humanos, mas foi proibido de viajar a Berlim para receber a medalha Carl von Ossietzky.


Um artigo de David Rothscum
Faluja: Anatomia de uma atrocidade
15 de Julho de 2010 | Hoje, 6 de julho de 2010, Chris Busby, Malak Hamdan e Entesar Ariabi publicaram seu estudo epidemiológico sobre os problemas de saúde sofridos pelo povo de Faluja.


Um artigo de James Petras
Os assassinatos políticos cometidos pelo Mossad levantam questões políticas
15 de Março de 2010 | O recente assassinato de um dos chefes militares do Hamas, Mahmoud al-Mabhoud, está em coerência com a política tradicional de Israel, que tem sido a de assassinar alvos seleccionados no estrangeiro, nomeadamente dirigentes da Resistência palestiniana. Assim violam a soberania de outros Estados e também se colocam acima da sua própria lei. Além disso, o uso cínico da dupla nacionalidade para atingir esse objectivo fatal põe em questão a forma como os Estados terceiros garantem a impunidade de Israel.


Um artigo de Paul Craig Roberts
A corrida louca para a hegemonia americana põe em perigo a vida na Terra
5 de Março de 2010 | O Washington Times é um jornal que encara com bons olhos as guerras de agressão de Bush/Cheney/Obama/ neoconservadores no Médio Oriente e defende que se obrigue os terroristas a pagar pelo 11/Setembro. Por isso, fiquei admirado ao saber que, em 24 de Fevereiro, a notícia mais apreciada no sítio web do jornal durante os últimos três dias era a reportagem "Explosive News" , do "Inside the Beltway", sobre as 31 conferências de imprensa em cidades dos EUA e no estrangeiro realizadas a 19 de Fevereiro pelos Arquitectos e Engenheiros para a Verdade do 11/Setembro, uma organização de profissionais que já tem 1 000 membros.


Um artigo de Joseph Massad
Como a renúncia aos direitos palestinianos se transformou na linguagem da paz
2 de Março de 2010 | Os acordos de Oslo de 1993 não só inauguraram uma nova era nas relações israelo-palestinianas, como têm tido também um papel muito mais duradouro na transformação da linguagem através da qual estas relações têm sido regidas internacionalmente e no modo como as chefias palestinianas as percepcionam.


Um artigo de John Pilger
Boicote a Israel ganha ímpeto
27 de Janeiro de 2010 | .


Um artigo de Azmi Bishara
A Autoridade Palestiniana contra a libertação da Palestina e contra a solidariedade internacional
3 de Novembro de 2009 | A forma como a Autoridade Palestiniana (AP) se comportou em Genebra foi como o último prego no caixão da solidariedade internacional para com a causa palestiniana, no seu sentido mais usual.



1 | 2